A sensação de felicidade que sentimos ao trocar os lençóis é única! O cheiro de limpeza, o pensamento de higiene e até a vontade de dormir até mais tarde nos invade. Mas mesmo com seu jogo de cama limpo, sem uma higienização de colchão você não fica totalmente seguro das sujeiras.
Muitas pessoas falam que a higienização de colchão é algo desnecessário, mas você já parou para pensar em quanto tempo passa na sua cama?
Caso o seu sono dure pelo menos 6 horas, é ¼ do seu tempo, sem contar em outros momentos do dia.
Se deixar o colchão sem nenhum tipo de cuidado e limpeza, com o tempo ele será afetado pelo uso e se desgastará mais rápido, acumulando manchas, amarelados e odores desagradáveis.
Outro ponto que precisamos destacar com certeza é os ácaros: existem pelo menos 100 mil vivendo felizes na espuma de seu colchão
Acredite se quiser! Eles são invisíveis a olho nu e se multiplicam com muita facilidade, podendo gerar alergias e problemas respiratórios.
Então se alguém da sua casa possui problemas respiratórios ou pets que sobem na cama, é preciso se preocupar com a higienização de colchão.
Além da higienização de colchão, se certifique também de deixar o seu quarto sempre arejado, uma vez que a circulação de ar evita a proliferação de fungos.
Além disso, troque os lençóis uma vez por semana e, se possível, deixe a cama perto da janela.
Faça também o rodízio de lados, virando o colchão em 180 graus a cada 15 dias. Ou seja, a área que estava na região dos pés vai para o local onde fica a cabeça.
Por último: não pegue mania de sentar na borda da cama para colocar o tênis ou coisas parecidas, porque isso faz com que o colchão fique torto.
Os ácaros são os principais responsáveis pelas alergias – daquela coceirinha inocente no nariz a algumas dermatites mais sérias.
Além de se reproduzirem muito rapidamente, os ácaros deixam resíduos fecais nas roupas de cama.
Uma das principais consequências de aspirar esse ar pesado e repleto de ácaros é o desenvolvimento da asma. Daí a importância de uma rotina de limpeza profunda, sem esquecer nenhuma área do colchão.
Não é necessário manter a mesma frequência dos lençóis, porque eles ficam em contato direto com a pele, então precisam de maior atenção.
Fazendo a higienização de seis em seis meses, ou até uma vez ao ano, é o suficiente para garantir maior durabilidade do colchão, além de se manter longe ácaros e bactérias prejudiciais ao seu sistema respiratório.
Além da higienização de colchão, esse cuidado deve se estender aos estofados de casa, já que devido ao desenho das poltronas muitas vezes algumas áreas são mais difíceis de limpar.